quarta-feira, 2 de abril de 2008

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

(Simone C.Arrieche, Susana Marandini , Santa Diamantina, Daina P.Soares e Cleusa Ferreira)

PRIORIZANDO NECESSIDADES E INVESTINDO EM POSSIBILIDADES



EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

PRIORIZANDO NECESSIDADES E INVESTINDO NAS POSSIBILIDADES


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Rio Grande, através da Assessoria de Educação Especial, construiu sua proposta de educação inclusiva embasada em dois eixos, primeiro: por acreditar no atendimento à pessoa com deficiência, segundo: sobre o direito que assiste todo ser humano de decidir qual a melhor maneira de viver e conviver com o outro, sem que para isso se tenha que ser igual ao outro. Este é um direito e deveria ser respeitado por todos, sem exceção.

Para tanto, a Secretaria vem desenvolvendo junto à comunidade educativa um processo de atendimento às necessidades especiais de seus alunos, percebendo a inclusão como desafio no processo pedagógico.

Falar de inclusão é traduzir angústias e insatisfações de toda ordem, de maior ou menor relevância, dependendo do grau de constrangimento imposto por barreiras instituídas pela configuração de diferentes práticas sociais e pela formação cultural dos diferentes segmentos que constroem sua relação.

Diante deste contexto permite-nos, fazer uma análise sobre crianças que apresentam problemas de desenvolvimento, dificuldade ou deficiência intelectual, sensorial ou motora, que estiverem bem subjetivamente e cujas defasagens cognitivas não lhes impossibilitem algumas aprendizagens formais poderão estar incluídas na escola regular. Outras, com maiores déficits, estarão melhor incluídas nas escolas especiais.

Por acreditarmos na proposta inclusiva, a SMEC desenvolve projetos junto a rede municipal, tais como Salas de Recursos e Classes de Estudos Diferenciados, beneficiando as crianças que apresentam defasagens cognitivas significativas. Esses projetos garantem, ano a ano, atendimento especializada às crianças com necessidades especiais.

Diante deste processo, a SMEC, através das assessoras de educação especial fez o lançamento da sua proposta de educação inclusiva no dia 27/01/08 sobre o título:“Priorizando Necessidades e Investindo nas Possibilidades”.

ASSESSORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL:
Daina Pfarrius Soares
Simone C. Britto Arrieche
Susana Marandini Tarouco

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Projeto de Aprendizagem

Nós, da Assessoria de Educação Especial, exemplificamos como trabalhar projetos de pesquisa com nossas crianças, bastando avançar nos focos de interesses dos alunos. E seguir alguns passos: Qual será o título ? a. Chocolate b. Chocolate como fonte de prazer. c. A influência do chocolate na vida das pessoas.
Justificativa: Escolhemos esta pesquisa pela identificação e representação pessoal do chocolate em nossas vidas, ou seja, pelo sabor, aroma e prazer que desperta em cada uma de nós . PROCEDIMENTOS : 1. PESQUISA NA INTERNET 2. ENTREVISTAS EM CASAS ESPECIALIZADAS 3..DEGUSTAÇÃO 4..REGISTROS FOTOGRÁFICOS E FILMAGENS 5. ORGANIZAÇÃO DO TEXTO 6. PLANEJAMENTO DA APRESENTAÇÃO: SLIDE SHOW SITES PESQUISADOS: http://wikimania2008.wikmedia.org/wik/registration http://pt.wikipedia.org/wiki/chocolate http://www.planetaorganico.com.br **************************************** ..... Daremos continuidade ao projeto nos próximos encontros. AGUARDEM!!!!